Uma quadrilha especializada no furto de gado foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta terça-feira (29), em uma ação que se estendeu por cidades mineiras e paulistas. Os mandados judiciais — dois de prisão preventiva e sete de busca e apreensão — foram cumpridos em São José do Rio Preto, Guapiaçu e Nhandeara, no interior de São Paulo, e também nos municípios de Fronteira e Uberlândia, em Minas Gerais.
As investigações começaram em abril de 2023, após o furto de 57 novilhas em Fronteira. Parte dos animais foi encontrada no mesmo dia em um frigorífico de Guapiaçu, onde outra parcela já havia sido abatida. Com o avanço das apurações, a polícia identificou conexões do grupo com o furto de mais 34 vacas em Uberlândia, em fevereiro deste ano, e com uma tentativa frustrada de roubo em Uberaba, em março, quando a carreta usada na ação atolou.
Durante a investigação, também foi confirmado que a carne das vacas furtadas em Uberlândia foi abatida e comercializada em uma casa de carnes de Campinas (SP). A polícia apontou que os crimes são resultado de uma atuação coordenada entre integrantes do esquema nos dois estados, indicando a existência de uma organização criminosa interestadual voltada ao furto, abate e comercialização ilegal de animais.
A Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 250 mil em bens e valores dos investigados. O inquérito já possui cerca de 800 páginas distribuídas em quatro volumes, com dez pessoas ouvidas até o momento, entre vítimas, testemunhas e suspeitos. As investigações seguem em andamento para esclarecer totalmente os fatos e identificar outros envolvidos.
Mín. 9° Máx. 27°