Mais uma morte foi registrada no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um detento de 44 anos foi encontrado desacordado na cela na segunda-feira (28/7) após, segundo relatos preliminares, ter sido espancado. Ele chegou a ser levado à enfermaria da unidade e teve atendimento do Samu, mas não resistiu. Esta é a segunda morte em circunstâncias violentas no presídio em menos de uma semana.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que o detento estava preso desde 18 de julho e já possuía passagens pelo sistema prisional desde 2005. A direção do presídio instaurou um procedimento administrativo interno. Os colegas de cela serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar e poderão sofrer sanções administrativas.
Na noite de quinta-feira (24/7), outro detento, de 29 anos, morreu no mesmo presídio após ser atacado com um “chuço”, arma artesanal feita com material cortante. O agressor era colega de cela e confessou o crime. Ambas as mortes são investigadas pela Polícia Civil.
A unidade também passou a abrigar recentemente Matteos França, preso após confessar o assassinato da própria mãe, a professora Soraya, em um caso que chocou a Grande BH. Ele foi transferido para o presídio após relatar ameaças de outros detentos no Ceresp Gameleira, onde estava anteriormente.
As investigações seguem em andamento e a Sejusp informou que os procedimentos administrativos podem impactar diretamente a execução das penas dos envolvidos.
Mín. 11° Máx. 27°