O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) anunciou que encaminhará em breve à Câmara Municipal uma proposta de alterações no Plano Diretor de Belo Horizonte, com o objetivo de modernizar a capital mineira e atrair mais empresários e investidores para a cidade. Segundo o prefeito, a ideia é apresentar uma proposta única, bem estruturada, que permita uma aprovação rápida e tranquila pelos vereadores.
Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (9), durante visita às obras do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cabana do Pai Tomás, na região Oeste da cidade, Damião ressaltou que Belo Horizonte precisa recuperar o espaço perdido para outras capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ele afirmou que a cidade tem sofrido com a migração de eventos, empresas e investimentos para esses mercados e destacou a necessidade de reverter esse quadro.
O prefeito já havia indicado em maio deste ano que estudava medidas para flexibilizar as normas que regem o setor da construção civil, criticando as restrições atuais para ocupação do espaço urbano. Na ocasião, defendeu a construção de edifícios mais altos, como prédios de até 50 andares, como forma de impulsionar o desenvolvimento da cidade. Damião destacou que, sendo Belo Horizonte a terceira maior capital do Brasil, é imprescindível permitir empreendimentos mais audaciosos no cenário urbanístico local.
Além das mudanças no Plano Diretor, o prefeito afirmou que pretende também apresentar um novo modelo de gestão e arrecadação, incluindo possíveis alterações no Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), para tornar a cidade mais atrativa ao investimento.
Damião reforçou que a proposta visa a modernização da capital sem causar insegurança à população e demonstrou confiança na aprovação das medidas pelo Legislativo municipal, argumentando que há um consenso crescente sobre a necessidade de atualizar as políticas urbanas da cidade.
Mín. 11° Máx. 22°