Durante a cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que qualquer país que se alinhe ao grupo será alvo de uma tarifa extra de 10% sobre seus produtos exportados aos EUA. A ameaça foi publicada neste domingo (6) em sua conta na rede Truth Social. Segundo Trump, "não haverá exceções a essa política".
A manifestação ocorre em meio ao posicionamento do Brics contra práticas protecionistas. Em sua declaração conjunta, os líderes do bloco – formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Indonésia, Egito e Etiópia – defenderam um comércio global baseado em regras claras, equitativas e com tratamento diferenciado para países em desenvolvimento, tendo a Organização Mundial do Comércio (OMC) como referência.
Trump, que assumiu seu novo mandato em janeiro deste ano, voltou a adotar uma postura combativa nas relações comerciais, repetindo medidas de seu governo anterior, quando impôs tarifas a produtos importados de diversos países. A nova ameaça pode tensionar ainda mais o cenário internacional, especialmente diante do avanço do Brics, que também conta com dez países parceiros, entre eles Cuba, Bolívia, Vietnã e Nigéria.
Mín. 10° Máx. 24°