Uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais resultou na apreensão de mais de sete toneladas de drogas em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. A carga, considerada a maior do ano até o momento no estado, foi interceptada na última quinta-feira, dia 3 de julho, mas a informação foi divulgada apenas nesta sexta (4). Três homens, com idades entre 19 e 30 anos, foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional.
De acordo com o delegado Rodrigo Bustamante, chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), a apreensão é um marco nas ações de repressão ao tráfico de entorpecentes em 2025. A droga estava escondida em uma carreta que saiu do Mato Grosso do Sul e foi abordada em conjunto com um carro que atuava como batedor, indicando o caminho e alertando sobre possíveis barreiras policiais.
As investigações que levaram à operação começaram há cerca de um mês e foram conduzidas pelo Denarc em parceria com o 9º Departamento de Polícia Civil, sediado em Uberlândia. Segundo os investigadores, a ação foi cuidadosamente planejada e resultou em uma abordagem eficaz, sem troca de tiros ou resistência por parte dos suspeitos. A operação faz parte dos esforços contínuos da Polícia Civil para desarticular organizações criminosas envolvidas no transporte de grandes quantidades de drogas pelo interior de Minas Gerais.
A Polícia Civil não detalhou o tipo de droga apreendida nem o destino final da carga, mas afirmou que os suspeitos devem responder por tráfico interestadual e associação para o tráfico. O material recolhido passará por perícia, e as investigações continuam para identificar outros envolvidos na logística e no financiamento do transporte.
Mín. 9° Máx. 24°