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Empresas do Brasil e da Espanha disputam concessão da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio em leilão decisivo nesta quarta

Disputa entre grupos brasileiros e espanhóis promete nova fase de investimentos e redução tarifária para os 218,9 km da rodovia

30/04/2025 às 10h00
Por: Redação
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Foto: Divulgação
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A história da primeira concessão rodoviária de Minas Gerais entra em um novo capítulo nesta quarta-feira, 30 de abril, quando o trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro será leiloado novamente à iniciativa privada, em evento na bolsa B3, em São Paulo, a partir das 14h. A concessão atual, sob responsabilidade da empresa Concer desde 1995, chega ao fim após embates financeiros com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e apontamentos de irregularidades pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que abriram caminho para a retomada do processo licitatório.

A nova licitação atraiu três concorrentes: o consórcio formado pela Copasa, Construcap e OHLA; a empresa brasileira EPR; e o grupo espanhol Sacyr. Todas as propostas foram validadas pela B3 após análise documental realizada nesta terça-feira (29). O critério de seleção será o menor valor de tarifa apresentado, em um modelo semelhante ao adotado recentemente em outros trechos da BR-040, entre Juiz de Fora e Belo Horizonte, e também nas BRs 262 e 050.

O novo contrato prevê investimento de R$ 8,8 bilhões, com foco na duplicação de pistas, ampliação de faixas adicionais e finalização da nova subida da Serra de Petrópolis. Atualmente, os usuários do trecho pagam entre R$ 14,50 e R$ 29 nas três praças de pedágio existentes. Segundo o governo federal, a tendência de aumento nas tarifas observada em concessões recentes, com elevações de até 146%, se justifica pelo volume de obras previsto e pela necessidade de garantir viabilidade financeira dos contratos.

O trecho licitado tem 218,9 quilômetros de extensão e é estratégico para a ligação entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, movimentando milhares de veículos diariamente. A assinatura do novo contrato está prevista para 15 de agosto, após etapas como entrega de documentação pela empresa vencedora, período de recursos, homologação e publicação oficial no Diário Oficial da União. O futuro da BR-040 agora depende de quem apresentar não apenas a menor tarifa, mas também o compromisso mais robusto com a melhoria da infraestrutura viária em uma das rotas mais importantes do Sudeste brasileiro.

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