Na tarde deste domingo (27), três pessoas foram presas em Belo Horizonte suspeitas de instalar dispositivos fraudulentos em caixas eletrônicos de duas agências bancárias da cidade. De acordo com a Polícia Federal (PF), o grupo utilizava a técnica conhecida como "grampo retentor", uma fraude que impede a retirada de cartões ou envelopes de depósito nos terminais bancários, permitindo o acesso indevido aos dados bancários dos clientes e possibilitando o furto de valores.
Essa modalidade de golpe, que tem sido registrada em diversas cidades do país, funciona ao enganar as vítimas, que acreditam que o caixa eletrônico teve uma falha e que a transação não foi concluída. O dispositivo instalado pelos criminosos retém o cartão ou o envelope de depósito, dando tempo aos suspeitos para realizar a subtração do dinheiro das contas bancárias dos clientes.
Após a prisão, o trio foi encaminhado à Polícia Federal, onde prestou depoimento. Posteriormente, os suspeitos foram transferidos para o sistema prisional e agora permanecem à disposição da Justiça. Eles responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, associação criminosa e outros delitos relacionados à prática do golpe. A polícia segue investigando se há outros envolvidos no esquema.
Mín. 19° Máx. 29°