Um recém-nascido foi resgatado em estado grave na tarde deste sábado, 19 de abril, após ser abandonado em um lote vago na cidade de Angelândia, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A criança foi encontrada por socorristas com ferimentos severos causados por ataque de animal, incluindo a amputação total da orelha esquerda e do pé esquerdo, além de uma amputação parcial do pé direito. Diante da gravidade das lesões, o bebê foi levado inicialmente ao Hospital de Capelinha e, em seguida, transferido de helicóptero para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
O resgate mobilizou o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encontraram o recém-nascido na rua Belém, no bairro Vila Nova. A Polícia Militar foi acionada e iniciou diligências para identificar a responsável pelo abandono. Horas depois, os militares localizaram a mãe da criança, uma adolescente de 16 anos que residia na casa vizinha ao lote onde o bebê foi deixado. Segundo a PM, a jovem deu à luz de forma natural em um dos quartos da casa onde vive com a mãe e o padrasto, ambos também levados à delegacia de Capelinha para prestar depoimento.
De acordo com o tenente Acrísio Gomes de Jesus, da 23ª Companhia Independente da PM, há fortes indícios de que os responsáveis pela adolescente sabiam da gravidez. “É difícil acreditar que eles não tinham conhecimento. O parto ocorreu dentro da casa e não foi hospitalar. Ao localizarmos a jovem, levamos imediatamente para a policlínica de Angelândia, onde foi confirmado o parto recente”, afirmou o militar. Durante a abordagem, a adolescente demonstrou estar abalada e evitou falar sobre a paternidade da criança.
A Polícia Civil investiga o caso, que comoveu a pequena cidade de pouco mais de 7 mil habitantes. O estado de saúde do bebê permanece grave.
Mín. 19° Máx. 30°