Um homem de 40 anos foi preso preventivamente em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sob suspeita de chefiar uma das mais ativas quadrilhas especializadas no roubo, adulteração e revenda de veículos de luxo em Minas Gerais. A prisão ocorreu no início da semana, mas foi divulgada nesta sexta-feira (11) pela Polícia Civil, que vem intensificando operações para conter esse tipo de crime na Grande BH.
Segundo a Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (Depifrva), o investigado seria o principal articulador de um grupo com atuação interestadual, responsável por furtar carros em tempo recorde — em média, três minutos — utilizando dispositivos eletrônicos avançados para destravar e dar partida nos veículos.
Na mesma ação, dois outros integrantes da quadrilha foram presos em flagrante nesta sexta. Com eles, foi apreendida uma caminhonete de luxo com registro de furto. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao líder do esquema, a polícia encontrou placas clonadas, gabaritos para remarcação de vidros, etiquetas óticas e numeração de chassi, além de equipamentos eletrônicos avaliados em cerca de R$ 30 mil usados para burlar os sistemas de segurança dos automóveis.
Levantamentos da Polícia Civil apontam que o grupo agiu em pelo menos sete furtos de caminhonetes de alto padrão apenas no primeiro trimestre deste ano, com registros em Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem e Ribeirão das Neves. As investigações também indicam atuação em outras cidades mineiras e estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Há suspeitas de que veículos tenham sido enviados até para fora do país.
De acordo com o delegado Daniel Barcellos, chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), seis pessoas já foram presas em operações relacionadas à mesma quadrilha, e ao menos sete veículos foram recuperados. O valor estimado dos automóveis apreendidos ultrapassa R$ 1,5 milhão.
As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar e prender outros membros da organização criminosa e mapear toda a rede de receptação e revenda dos veículos furtados.
Mín. 16° Máx. 31°