As obras de recuperação da MG-424 começaram nesta segunda-feira (24), marcando uma nova etapa de melhorias na rodovia que liga o entroncamento com a MG-010 a Sete Lagoas. A iniciativa faz parte do programa "Caminhos pra Avançar", do Governo de Minas Gerais, e tem como objetivo aumentar a segurança viária e impulsionar a economia do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O projeto contempla 50 quilômetros de melhorias ao longo da MG-424, beneficiando diretamente os municípios de Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Confins, Matozinhos, Prudente de Morais e Sete Lagoas. Com um investimento total de R$ 88,5 milhões, as obras têm prazo de execução de 18 meses e devem impactar mais de meio milhão de habitantes da região.
Na fase inicial, os trabalhos estão concentrados na substituição de 1.500 metros de defensas metálicas, ação que deve ser concluída até o final do ano para aumentar a segurança dos motoristas. Posteriormente, será iniciada a recuperação do pavimento asfáltico, que incluirá:
-Reciclagem da base e sub-base
-Aplicação de nova capa asfáltica
-Implantação de nova sinalização
-Melhorias no sistema de drenagem
-Correção de 19 pontos de erosão ao longo da rodovia
A MG-424 faz parte do Lote 8 do Programa de Concessões Rodoviárias de Minas Gerais, e sua concessão é considerada fundamental para a modernização definitiva da rodovia e o fortalecimento da economia regional. Entre as melhorias previstas no projeto de concessão estão:
-Construção de três novos contornos viários em pista dupla nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos
-Ampliação da capacidade da rodovia
-Desvio do tráfego pesado das áreas urbanas, aumentando a fluidez e segurança para motoristas e pedestres
Segundo dados da Invest Minas, os municípios do Vetor Norte atraem menos investimentos em comparação com a média da RMBH. A expectativa é que a modernização da MG-424 torne a região mais atrativa para novos empreendimentos, geração de empregos e crescimento econômico.
No entanto, um dos pontos mais polêmicos do projeto de concessão é a implantação de 13 praças de pedágio no modelo "free flow" (sistema sem cancelas, com cobrança automática), que será aplicada em trechos da MG-10, MG-424 e LMG-800. A proposta gerou debates e preocupações entre os moradores e motoristas que utilizam a rodovia diariamente.
As obras seguem em andamento e novas atualizações devem ser divulgadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) nos próximos meses.
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