A 25ª edição do concurso Comida di Buteco já tem data para começar: de 11 de abril a 11 de maio, 125 bares de Belo Horizonte vão disputar o título de melhor buteco da cidade. A competição será decidida por votação popular e avaliação de um júri especializado. Os petiscos terão preço único de R$ 35.
A lista completa dos participantes está disponível no site oficial do Comida di Buteco. No ano passado, o vencedor foi o Espetinhos do Paulão, no bairro Nova Cachoeirinha, com o petisco “Boi Bandido”, que combinava costela bovina, milho verde, mandioca cozida na manteiga e farofa. O Casa da Madrinha, com o prato “Orai por Nós”, ficou em segundo lugar, seguido pelo Andrade’s Beer, que apostou em uma costelinha com ora-pro-nóbis à mineira.
Com o tema “Paixão pelo Buteco”, o Comida di Buteco celebra seu jubileu de prata reafirmando a cultura dos butecos de raiz como um símbolo de tradição e resistência em um mundo em constante mudança.
O tema das receitas desta edição é livre, mas os bares foram incentivados a criar pratos, ambientações ou formas de atendimento que homenageiem os 25 anos do concurso. Além de BH, o Comida di Buteco acontecerá em outros 50 municípios do Brasil, de Norte a Sul.
“Teremos 27 circuitos e quase 1.200 butecos inscritos em todo o Brasil, que prometem entregar receitas com muito sabor, criatividade e histórias de família para contar”, destacou Maria Eulália Araújo, cofundadora do Comida di Buteco.
O formato de avaliação permanece o mesmo: o público e os jurados dão notas de 1 a 10 em quatro critérios:
✅ Petisco – 70% do peso da nota
✅ Atendimento – 10%
✅ Temperatura da bebida – 10%
✅ Higiene – 10%
O voto do público representa 50% da nota final, e o dos jurados os outros 50%.
Mín. 20° Máx. 31°