A cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vive nesta sexta-feira (28) uma das maiores celebrações de sua história com o tradicional enterro do Boi da Manta, evento que marca o fim do pré-Carnaval na cidade. A festividade, que tem início às 19h na Praça Doutor Senra, promete atrair mais de 20 mil pessoas para um cortejo que mistura simbolismo, alegria e emoção. A cerimônia, que representa a despedida do boi da folia, será marcada pelo lançamento da cabeça do boi no Ribeirão da Mata, um gesto que simboliza a “morte” do boi e o renascimento da tradição para o próximo ano. Após o lançamento, a estrutura será recolhida para ser preservada até o próximo Carnaval.
O Boi da Manta tem uma história que remonta a 1919, quando foi criado por um grupo de funcionários da antiga Fábrica de Tecidos. Inicialmente uma pequena celebração, o evento foi crescendo ao longo dos anos e se consolidou como um dos maiores pré-Carnavais do Vetor Norte. Durante o cortejo, o público fica encantado por bois e bonecos gigantes que desfilam pelas ruas, conduzindo ritmos e danças tradicionais pelas principais vias da cidade, como a Rua Comendador Antônio Alves.
Este ano, a festa é ainda mais especial, pois celebra o centenário do Boi da Manta, fazendo deste momento uma grande homenagem à rica tradição cultural de Pedro Leopoldo.
Mín. 21° Máx. 30°