A barragem Dique B, localizada na Mina Horizontes, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, teve seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A mineradora Vale, responsável pela estrutura, divulgou a decisão nesta terça-feira (7), embora a medida tenha sido oficializada em 30 de dezembro.
De acordo com a Vale, a suspensão do nível de emergência foi possível após a emissão da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE), concedida em virtude da conclusão de obras para direcionamento de drenagens e investigações geotécnicas complementares. Essas disciplinas permitiram uma reavaliação dos parâmetros de resistência do dique, garantindo sua segurança estrutural.
Anteriormente ocorreram no nível 1 de emergência, a barragem apresentava anomalias excepcionais de fácil reparo, conforme a escala da ANM. Essa classificação é a menos grave, enquanto os níveis 2 e 3 indicam, respectivamente, instabilidade não corrigida e risco iminente de rompimento.
A Vale informou que, desde 2022, conseguiu encerrar o nível de emergência de 17 barragens. Contudo, a mineradora ainda mantém 14 estruturas em estado de alerta, todas inoperantes. Essas barragens permanecem sob monitoramento e passam por ações para estabilização e mitigação de riscos, em linha com os critérios de segurança definidos pela ANM.
Foto: Mineradora Vale / Divulgação
Mín. 18° Máx. 23°