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Empresa cria plataforma para prefeitura de Cariacica (ES)

A Central de Atendimento ao Cidadão de Cariacica tem como objetivo facilitar o dia a dia dos capixabas; Cesar Alcácio, CEO da 3P Brasil, fala sobre...

30/04/2024 às 15h48
Por: Redação Fonte: Agência Dino
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Image by creativeart on Freepik
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A 3P Brasil, empresa que atua com implementação e gestão de tecnologia, é a instituição responsável pela criação do “Faça Fácil Cariacica”, ferramenta que atende à prefeitura de Cariacica (ES). Em relação à criação, a 3P Brasil assumiu a tarefa não só de construir o prédio, mas também de gerenciar toda a operação, incluindo infraestrutura e equipes. A plataforma tem como objetivo facilitar o dia a dia dos cidadãos da cidade, situada na Região Metropolitana de Vitória, com cerca de 353.491 habitantes, de acordo com o Censo mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por meio do “Faça Fácil Cariacica”, os munícipes têm acesso simplificado a modalidades como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho digital, transferência de veículos, CPF (cadastro de Pessoas Físicas) e serviços eletrônicos.

O Faça Fácil reúne no mesmo espaço físico vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública. Segundo a plataforma, “o Faça Fácil visa restaurar o caráter público no atendimento dos serviços prestados, propiciar transparência à gestão pública, aproximar o Estado do cidadão e facilitar o acesso dos capixabas aos serviços ofertados pelo poder público”.

De acordo com Cesar Alcácio, CEO da 3P Brasil, o impacto da Central de Atendimento ao Cidadão vai além dos serviços prestados entre suas paredes. “O projeto revitalizou o espaço urbano da área da cidade, trazendo revitalização de uma área antes degradada, com mais de 5 mil metros quadrados. Dessa forma, foi possível trazer aos moradores novas oportunidades de negócios, estimular o emprego local e melhorou significativamente a qualidade de vida na região”, comenta. 

“Com a conveniência de um ‘shopping de serviços’, os residentes agora têm acesso unificado a uma gama de serviços públicos essenciais, como emissão de documentos, consultas e orientações diversas”, complementa. 

O Faça Fácil tem como premissa promover economia de tempo, esforço e recurso do cidadão, mediante um atendimento efetivo, integrando diversos órgãos em um mesmo espaço físico, com a otimização dos recursos públicos.

“À medida que avançamos em direção a um mundo cada vez mais digital, a relação entre as prefeituras e os cidadãos está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela adoção de soluções tecnológicas inovadoras”, articula Cesar Alcácio.

Em média, oito a cada dez (80%) casas do Brasil têm acesso à internet, como mostra a pesquisa TIC Domicílios 2022, realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) publicada em maio e divulgada pelo Ministério das Comunicações.

Segundo o estudo, 60 milhões de domicílios do país contam com uma conexão à internet, 27 milhões a mais do que o que foi registrado em 2015 (51%), quando teve início a série histórica.

Para Alcácio, essa mudança está redefinindo a forma como os serviços públicos são entregues e como os cidadãos interagem com suas comunidades locais.

“Uma das principais tendências que moldam o futuro da relação com o cidadão é a crescente oferta de funcionalidades por meio de soluções digitais”, afirma. “Algumas das principais funcionalidades emergentes incluem: plataformas de atendimento ao cidadão on-line, aplicativos móveis municipais, chatbots e assistência virtual, plataformas de participação cidadã, transparência e prestação de contas”, explica.

Alcácio destaca que a 3P Brasil surgiu em novembro de 2005 com intuito de atender a uma demanda crescente do mercado público para conectar governo e cidadão.

Com uma abordagem integrada à construção e gestão do projeto,  a criação de centrais de atendimento ao cidadão são capazes de ofertarem, no mesmo local, diversos produtos e serviços provenientes dos mais variados órgãos.

“Em 2006, a empresa desenvolveu o primeiro posto de atendimento ao cidadão, em Bauru (SP). Desde então, já foram criados 48 postos em diversas regiões do Brasil”, reporta. “Atualmente, com o “Prox,” a empresa passou a atuar com mais força no setor de atendimentos digitais ao cidadão”, complementa.  

Na visão do CEO da 3P Brasil, essas funcionalidades não apenas simplificam o acesso aos serviços públicos, mas também promovem uma maior participação cidadã, transparência e eficiência na gestão municipal. “Ao adotar soluções digitais inovadoras, as prefeituras e municípios podem criar comunidades mais conectadas, inclusivas e prósperas para todos os cidadãos”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.3pbrasil.com.br/

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