15°C 28°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Santa Luzia está entre as últimas cidades classificadas em ranking de qualidade de gestão

A cidade de Santa Luzia está classificada no 349º lugar; cidade caiu 92 posições em relação a 2022

30/04/2024 às 10h51
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem: Marco Aurélio C. Fonseca
Imagem: Marco Aurélio C. Fonseca

Já em sua terceira edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade.

É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

A cidade de Santa Luzia está classificada no 349º lugar. A cidade caiu 92 posições em relação a 2022. 

Alguns dos principais desafios do município são: inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, capital humano e acesso à educação. 

A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Em relação à edição anterior do estudo, 4 novos municípios passaram a compor o levantamento: Viana (ES), Ibiúna (SP), Telêmaco Borba (PR) e Caçador (SC). Em conjunto, os 410 municípios em análise correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).

Como resultado, a quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

A metodologia do ranking foi elaborada a partir de amplo estudo de benchmark internacional e de literatura acadêmica especializada sobre o assunto. 

O Ranking de Competitividade é uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus estados. A partir da análise do conjunto de 10 pilares, o Ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários