Neste domingo (3), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 propôs aos candidatos refletir sobre o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" na redação. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e destaca uma discussão relevante sobre a contribuição africana à cultura, história e identidade brasileiras, bem como as dificuldades enfrentadas para seu reconhecimento e valorização.
Para este ano, mais de 4,3 milhões de estudantes se inscreveram no exame, o que ocorre em mais de 10 mil locais de aplicação em todo o país. O tema da redação exigiu que os participantes escrevessem um texto dissertativo-argumentativo, seguindo o formato proposto pelo Enem, que pedia um desenvolvimento claro e embasado de ideias, com uma proposta de intervenção para o problema apresentado. Os estudantes tiveram até 30 linhas para desenvolver suas ideias e foram incentivados a utilizar tanto os textos motivadores quanto os conhecimentos adquiridos ao longo da educação básica.
As provas foram às 13h30 com término às 19h (horário de Brasília). Neste primeiro dia, além da redação, os candidatos responderam a questões de linguagens e ciências humanas.
Mín. 18° Máx. 21°