A partir da próxima sexta-feira (1/11), os motoristas que circularem com veículos cujas placas terminam em 7, 8, 9 e 0 deverão apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, conforme a exigência das autoridades de Trânsito de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), reforça a necessidade de regularização para evitar sanções.
Para emitir o CRLV, é necessário que o proprietário tenha quitado o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas pendentes. A restrição judicial ou administrativa que impede a emissão do documento também deve ser resolvida para a liberação do licenciamento.
O documento pode ser facilmente impresso diretamente no site oficial de trânsito do Estado, www .transito .mg .gov .br , na seção “Documentos de veículos”, onde é possível realizar a impressão em qualquer momento ou quantas vezes for possível. Para maior praticidade, o serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e na Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite o compartilhamento do documento digital em até cinco dispositivos.
A Seplag-MG destaca que o atendimento on-line para dúvidas relacionadas ao processo de licenciamento está disponível no site oficial, facilitando o acesso às informações e serviços de regularização.
A condução de veículos sem licenciamento atualizado é considerada infração gravíssima, resultando em multa de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo para o pátio credenciado até a regularização. A fiscalização dos veículos com placas de finais 1, 2 e 3 teve início em 1º de setembro, seguida pela cobrança dos finais 4, 5 e 6 em outubro.
Mín. 18° Máx. 23°