19°C 23°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Câmara de BH aprova em 1º turno projeto que restringe presença de crianças em eventos

Proposta prevê multa e suspensão para organizadores e inclui paradas LGBTQIAPN+; texto ainda precisa passar por nova votação em plenário

04/02/2026 às 09h08
Por: Por Redação
Compartilhe:
Foto: Cláudio Rabelo / CMBH
Foto: Cláudio Rabelo / CMBH

Câmara de BH aprova em 1º turno projeto que restringe presença de crianças em eventos

Após debate acalorado e manifestações do público, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em primeiro turno, nesta terça-feira (3), o Projeto de Lei 11/2025, que restringe a presença de crianças e adolescentes em eventos carnavalescos, culturais e artísticos com conteúdos considerados impróprios. O texto recebeu 24 votos favoráveis, 13 contrários e três abstenções e retorna às comissões antes de nova votação.

De autoria de Pablo Almeida (PL) e outros três vereadores do partido, a proposta proíbe a participação de menores em eventos com nudez explícita ou conteúdos inadequados, inclusive em paradas LGBTQIAPN+. Organizadores deverão informar de forma clara a classificação indicativa. O descumprimento pode gerar multa de R$ 1 mil e suspensão da autorização do evento.

Defensores afirmam que a medida visa proteger crianças e garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Já parlamentares contrários dizem que o projeto atinge manifestações culturais, é de difícil aplicação em eventos de rua e pode representar censura.

Na mesma sessão, os vereadores mantiveram o veto parcial da Prefeitura ao projeto que obriga a reserva de espaço para pontos de táxi em eventos com público acima de 5 mil pessoas. Com isso, a lei entrará em vigor 45 dias após a publicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.