O Furacão Milton, que atingiu a costa leste dos Estados Unidos na última quarta-feira (10/10), já causou menos nove mortes confirmadas pelas autoridades. Embora tenha sido rebaixado para a categoria 1 durante a madrugada, o aspecto continua a ser perigoso e altamente destrutivo. Além das mortes, estima-se que cerca de três milhões de residências na Flórida estejam sem eletricidade devido às intensas inundações provocadas pela tempestade.
O condado de St. Lucie, no leste da Flórida, foi um dos mais atingidos, com quatro fatalidades confirmadas após dois tornados que antecederam a chegada do furacão. Em São Petersburgo, outras duas mortes foram registradas. No início da tarde de quinta-feira, três novos óbitos foram confirmados no condado de Volúsia, elevando o número total de vítimas.
"Os socorristas e equipes de serviços públicos estão trabalhando incansavelmente para lidar com os danos causados pelos dois tornados que tocaram o solo antes da chegada do furacão Milton na quarta-feira, 9 de outubro. Infelizmente, o médico legista de St. Lucie confirmou quatro mortes relacionadas a esses eventos", informou o governo local. As autoridades também alertaram para a necessidade de manter as medidas de segurança, com as escolas públicas sendo utilizadas como abrigos temporários para proteger a população durante a passagem da tempestade.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usou as redes sociais para reforçar o pedido de cautela à população. "Peço a todos que ficam em casa e longe das estradas. Linhas de energia caídas, escombros e estradas danificadas estão tornando as condições extremamente perigosas. A ajuda está a caminho, mas, até lá, permanecem protegidos e sigam as orientações das autoridades locais" , escreveu o presidente.
Apesar de ter perdido força, o furacão Milton ainda causa preocupação em toda a região, com absorção de mais chuvas fortes, ventos intensos e alagamentos. As operações de resgate continuam, e as equipes de emergência trabalham para restaurar a cobrança e avaliar os danos nas áreas mais afetadas.
Mín. 17° Máx. 28°