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Governo de Minas conclui reparo na metade dos elevadores da Cidade Administrativa

A primeira fase das obras de reforço estrutural nos elevadores será finalizada ainda esta semana; previsão de retomada do funcionamento em outubro.

30/09/2024 às 11h15
Por: Redação
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Foto: Divulgação
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O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (30 de setembro), a conclusão dos reparos na metade dos elevadores dos prédios Minas e Gerais, localizados na Cidade Administrativa. Doze elevadores já foram entregues após as obras de reforço estrutural, e mais 12 deverão ser disponibilizados até o final desta semana, totalizando 24 equipamentos prontos para uso. A previsão é que os elevadores voltem a operar a partir de outubro.

 

As obras de reparo foram iniciadas após um laudo técnico identificar falhas nos pilares metálicos de fixação dos elevadores, que não foram chumbados corretamente. O problema foi detectado em novembro de 2023, durante uma rotina de manutenção nos elevadores do Prédio Minas, o que levou à interdição imediata dos equipamentos por questões de segurança. Uma empresa especializada foi contratada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) para realizar uma perícia técnica, concluída em março de 2024. O laudo apontou que havia um espaço entre a viga de concreto armado e as chapas de fixação dos pilares , o que provocava o chamado efeito "pino" e comprometia a estrutura.

 

Os elevadores que já foram entregues passaram por uma série de preparativos, incluindo configuração elétrica e mecânica, automação, limpeza das cabines e testes de segurança. Todo o processo está sendo prolongado pela Seplag-MG para garantir a segurança e o conforto dos servidores e visitantes que utilizam os prédios.

 

A segunda fase das obras, que contempla a reparação em mais 18 elevadores, já está em andamento e deve ser concluída até o final de novembro. Os 16 elevadores restantes, que fazem parte da terceira fase, estão previstos para passar por disciplinas até dezembro deste ano.

 

O cronograma foi definido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), que também contratou uma empresa de Nova Lima para executar os reparos. A escolha específica da legislação federal, adotando como seletivas o menor preço e menor prazo de execução, devido à importância dos elevadores para a mobilidade e segurança dos usuários da Cidade Administrativa, que abriga órgãos e entidades da estrutura direta e indireta do governo estadual.

 

Após a conclusão de cada etapa, o governo divulgará o cronograma detalhado para o retorno dos elevadores ao uso, proporcionando maior transparência aos servidores e demais usuários. A expectativa é de que até o final de 2024 todos os 58 elevadores da Cidade Administrativa estejam totalmente restaurados e operacionais.

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