Os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais realizam uma nova paralisação nesta quinta-feira, 11 de abril, conforme anunciado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).
A justificativa do movimento é em decorrência da falta de progresso nas negociações com o Governo estadual em relação às demandas da categoria.
Uma assembleia será realizada em Belo Horizonte, com uma caravana partindo de Juiz de Fora, para deliberar sobre os próximos passos das reivindicações. A paralisação está programada para ocorrer em todo o estado de Minas Gerais.
A nova paralisação acontece aproximadamente um mês após a greve de 48 horas realizada nos dias 13 e 14 de março pelos professores estaduais. A categoria reivindicava o pagamento do piso salarial, estabelecido em R$ 4.580,57, bem como o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, demandavam a derrubada do veto do governador Romeu Zema (Novo) ao projeto de lei que estendia a assistência à saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) aos servidores que se aposentarem pelo regime geral.
Segundo o Sind-UTE/MG, desde então, não houve avanços significativos nas negociações, exceto pela nomeação de excedentes de concursos públicos anteriores. Diante desse cenário, a categoria optou por paralisar novamente suas atividades.
Mín. 18° Máx. 23°