Nesta terça-feira (17 de setembro), o Instagram anunciou a criação de um novo modelo de contas para menores de 16 anos, com supervisão direta dos pais. A medida visa garantir uma experiência mais segura para os jovens na rede social, ajustando automaticamente suas configurações para maior privacidade e controle de conteúdo sensível.
Segundo a Meta, empresa controladora do Instagram, a mudança tem como objetivo “dar tranquilidade aos pais, garantindo que seus filhos estejam protegidos com as configurações mais acomodadas”. O novo recurso será acionado automaticamente para todos os adolescentes, e qualquer alteração nas regras mais restritas deverá ser aprovada pelos responsáveis.
Os pais terão controle sobre essas regras e poderão flexibilizar as restrições, caso julguem necessário. Para adolescentes acima de 16 anos, as famílias também poderão ativar a supervisão parental. As novas regras fazem parte de um esforço global do Instagram para aumentar a segurança de seus usuários mais jovens, e já desativar a restrição de idade de adolescentes ao redor do mundo.
Nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, as novas contas começarão a funcionar nos próximos 60 dias. Na União Europeia, a expectativa é de implementação ainda em 2024. No Brasil e em outros países, a previsão é que as medidas entrem em vigor em janeiro de 2025.
Mín. 20° Máx. 27°