Pais de jogadores da categoria de base do Athletic Club, em São João del-Rei, denunciam agressões físicas e psicológicas contra atletas do sub-15, supostamente praticadas por um grupo de colegas da categoria sub-17. As acusações incluem socos, estrangulamentos e até cortes com "facas de serrinha" dentro dos alojamentos do clube.
Os relatos vieram à tona neste domingo, 15 de setembro, após uma denúncia em um grupo de WhatsApp entre pais dos atletas. Em entrevista ao Jornal O TEMPO Sports, a mãe de um dos jovens, que preferiu não se identificar, afirmou que as agressões incluíam humilhações, como obrigar os meninos a beber grandes quantidades de água ou tomar banho frio. "Eles estão sendo ameaçados de morte caso contem algo para a direção", disse a mãe, destacando o medo constante vivido pelos garotos.
Ela também apontou a sensação de impotência dos pais, muitos dos quais moram longe de São João del-Rei, como no caso dela, que vive em Belo Horizonte, a cerca de 300 km de distância. "Confiamos no clube para cuidar dos nossos filhos, mas o que falta é o mais importante: segurança", desabafou.
Os incidentes, segundo os pais, ocorrem há algum tempo, mas só agora começaram a ser denunciados devido ao medo de retaliações. "Os pais estão com medo de que os filhos sejam prejudicados, deixados no banco ou até dispensados ao final do ano. Por isso, muitos preferem não denunciar", afirmou a mãe.
No grupo de WhatsApp, outros pais relataram agressões como lesões nos braços e cortes feitos com facas de serrinha. Um jovem foi agredido na costela e na cabeça. Os pais cobram do clube uma postura mais firme e ações concretas para proteger os jogadores.
Em nota, o Athletic Club afirmou estar investigando o caso e que "preza pela integridade física e emocional de todos os nossos atletas e colaboradores". O clube destacou que os incidentes "foram casos pontuais e isolados" e que, após uma investigação interna, os responsáveis foram identificados e desligados do clube.
O Athletic se comprometeu a continuar apurando todas as denúncias e reforçar os protocolos de segurança nos alojamentos. "Estamos comprometidos com a transparência em nossos processos e continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para garantir a proteção dos nossos atletas", finalizou a nota.
Mín. 20° Máx. 27°