O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris. Nesta quinta-feira, 29 de agosto, no dia de abertura das competições, o nadador mineiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, brilhou nos 100 metros nado costas da classe S2 (atletas com grande comprometimento físico e motor), registrando o tempo de 1min53s67. Este é o quarto pódio paralímpico do atleta de 22 anos, que já havia conquistado dois ouros e uma prata na mesma prova nos Jogos de Tóquio.
Atual campeão mundial na modalidade, Gabrielzinho dominou a prova desde o início, cruzando a linha de chegada com uma vantagem confortável de quase oito segundos sobre o segundo colocado, o russo Vladimir Danilenko, que competiu sob bandeira neutra. O chileno Alberto Abarza Diaz completou o pódio com a medalha de bronze.
Natural de Santa Luzia, na RMBH, Gabrielzinho ainda disputará outras quatro provas em Paris: os 50 metros costas e 200 metros livre na classe S2, além dos 50 metros livre e 150 metros medley na classe S3, que abrange atletas com menor grau de comprometimento.
Gabrielzinho é uma das principais figuras do esporte paralímpico brasileiro, tendo sido escolhido como porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos, realizada na última quarta-feira, 28 de agosto.
O atleta nasceu com focomelia, uma condição congênita que afeta o desenvolvimento dos braços e pernas. Sua trajetória na natação começou em Juiz de Fora (MG).
Mín. 18° Máx. 23°