O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira (14/8), os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
O índice mede o desempenho dos estudantes e avalia a qualidade da oferta educacional nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio das redes públicas municipais, estaduais e federal, além de uma amostra de escolas privadas.
Esta edição é significativa pois marca o primeiro ciclo avaliativo após o impacto da pandemia de covid-19 e os resultados refletem tanto o impacto positivo das políticas educacionais implementadas quanto os desafios persistentes.
A pandemia contribuiu para as lacunas de aprendizagem, mas as ações contínuas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) têm mostrado avanços significativos, especialmente nas taxas de aprovação e na recuperação de aprendizagem.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, elogia o desempenho educacional e as estratégias adotadas para aprimorar a aprendizagem no estado. “Reconhecemos o grande esforço da Secretaria de Educação, dos professores e de toda a rede estadual. As taxas de aprovação alcançadas são algumas das melhores da nossa história, refletindo a evolução significativa do nosso sistema de ensino”, afirma.
No Ideb 2023 do ensino médio, Minas manteve o índice de 4,0 alcançado na edição anterior, com aumento no rendimento (fluxo) de 0,84 em 2019 para 0,87 em 2023 o que demonstra a continuidade do trabalho que vem sendo realizado pela rede de busca ativa e monitoramento da frequência dos estudantes.
Já o desempenho apurado de proficiência nesta etapa de ensino, de 4,56, é maior que a média nacional de 4,44.
Nos anos finais do ensino fundamental, a melhora no rendimento foi de 0,88 em 2019, para 0,92 em 2023. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, o estado apresentou o desempenho no Saeb maior que a média nacional sendo que no país a nota média foi de 6,12 e em Minas 6,27.
Contexto da pandemia e a comparação entre 2021 e 2023
Comparar os resultados de 2023 com os de 2021 é complexo devido aos desafios causados pela pandemia, como o ensino remoto e a aprovação automática para evitar evasão escolar. Desta forma, recomenda-se, que a interpretação da variação do Ideb leve em consideração também o ano de 2019, em comparação com 2023.
Mesmo nesse cenário adverso, para mitigar as dificuldades de acesso e de aprendizagem dos estudantes da rede pública estadual de ensino, onde Minas Gerais apresentou estabilidade nos números, comparar diretamente os dados do Saeb 2023 com os de 2021 pode levar a conclusões imprecisas.
Recomposição das Aprendizagens
A SEE/MG tem adotado diversas iniciativas para assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes da rede estadual, especialmente diante dos desafios educacionais exacerbados pela pandemia.
Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, as ações de acompanhamento foram fundamentais para manter os índices de desempenho. “Implementamos políticas pedagógicas eficazes para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, garantindo sua permanência na escola e seu sucesso acadêmico,” afirma.
Um destaque dessas ações foi o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que visa preencher lacunas de aprendizado por meio da criação de Núcleos de Gestão Pedagógica e da realização de visitas às escolas.
O Agrupamento Temporário Intermitente concentrou-se na recuperação de habilidades em Matemática e Língua Portuguesa, enquanto o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar buscou reduzir as taxas de abandono e evasão.
Além disso, o Governo de Minas fez investimentos recordes nos últimos cinco anos, direcionados à melhoria do ensino, valorização e formação dos profissionais da educação, reformas de infraestrutura nas escolas, aquisição de mobiliário e equipamentos, aprimoramento da alimentação escolar e ampliação da oferta de transporte escolar.
Ideb
O Ideb é um importante indicador que avalia a qualidade da educação nas escolas brasileiras. Desenvolvido pelo Inep, o Ideb combina dois componentes principais: o desempenho dos estudantes nas avaliações e o rendimento escolar.
O Ideb incorpora a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, obtida através das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizadas ao final de cada nível de ensino (5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio).
Essas notas são ajustadas para uma escala padronizada de 0 a 10, permitindo comparações entre diferentes escolas e regiões.
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