A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a Fundação Helena Antipoff (FHA) divulgaram, na sexta-feira (9/8), os nomes dos 40 estudantes matriculados nas escolas estaduais de Ibirité, participantes do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, que foram selecionados para a bolsa de intercâmbio estudantil, com todas as despesas custeadas pelo Estado, para estudarem em 2025 nos países: África do Sul, Austrália, Suíça, França, Argentina, Chile, Uruguai, Itália.O anúncio oficial foi realizado na quadra do Poliesportiva da Escola Técnica, em Ibirité.
Eles fazem parte do ciclo 1 do projeto de intercâmbio estudantil que está oferecendo ao todo 90 bolsas de estudos, atendendo não só os jovens das escolas estaduais de Ibirité, mas também outras 112 unidades de ensino do Programa de Fomento ao ensino Médio em Tempo Integral, pioneiras na implementação da educação em tempo integral na rede. Os nomes dos outros 50 selecionados serão anunciados em novembro.
Esse grupo de 40 estudantes irá embarcar para os países de destino em fevereiro de 2025. Já os 50, que ainda terão os nomes divulgados, irão partir para o exterior em agosto de 2025.
A gerente de Projetos e Resultados da FHA, Carolina Lobo Silva, comentou sobre a participação de cada estudante e agradeceu pelo empenho de todos para conquistar a bolsa de estudos.
“Sabemos que o resultado pode não ter sido o esperado para todos, mas cada um deles contribuiu de forma significativa. Embora nem todos possam ser selecionados desta vez, esperamos que continuem buscando oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Cada experiência, seja ela de sucesso ou de desafio, é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Agradecemos a cada um dos estudantes que dedicam tempo e esforço para participar deste projeto. Ficamos imensamente felizes em ver tanto talento e dedicação entre os participantes", concluiu Carolina.
Critérios de seleção
Para serem selecionados, os estudantes cumpriram os critérios exigidos pelo projeto, como estar regularmente matriculado em uma das escolas estaduais de Ibirité ou cursando o 1º ano do EMTI nas escolas participantes, além de demonstrar bom desempenho acadêmico, frequência escolar superior a 75% no ano anterior e média global de notas acima de 70%.
Investimentos no projeto
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão bem-sucedida do projeto Cidadão Global, que teve início na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, integrante do complexo da FHA, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto, coordenado pela SEE/MG, em parceria com a FHA, terá um investimento significativo, somando um total de R$ 6,3 milhões.
Mín. 20° Máx. 27°