O Governo de Minas , por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese/MG) e Educação (SEE/MG) e Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), promove mais uma etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2024 .
Na noite dessa terça-feira (6/8), o vice-governador Professor Mateus participou da cerimônia oficial de abertura da competição, na Estação Olímpica, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
O evento contou com o desfile das delegações e a participação de autoridades e membros da comunidade escolar, celebrando o início das competições.
Nesta fase, mais de 3 mil estudantes-atletas da rede estadual de educação, acompanhados de 390 professores e acompanhantes, vão competir das modalidades coletivas e individuais até sábado (10/8).
“Acredito que conseguimos bons resultados mantendo nossos jovens em uma vida saudável, afastada do que poderia haver de ruim neste momento”, ressaltou o vice-governador.
"As competições reforçam disciplina e o trabalho em grupo, que sempre vai gerar bons resultados. Não adianta você ser o melhor se o seu grupo não tiver bem. Além da alegria da vitória, a alegria de ter sucesso pelo seu próprio esforço", destacou Professor Mateus. | ||||
Na solenidade, o vice-governador esteve acompanhado pelos secretários de Estado Igor de Alvarenga (Educação) e Alê Portela (Desenvolvimento Social), entre outras autoridades.
“Neste dia tão importante, nós comemoramos a união pelo esporte. Nós, do Governo de Minas, estamos aqui para isso: valorizar e acolher todos os alunos e escolas do estado”, destacou Alê Portela.
Já o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou as escolas como diferenciais para a melhoria pessoal dos alunos e nos resultados das competições.
“Hoje, os alunos das escolas estaduais estão tendo merenda, mobiliário e quadras de qualidade. Isso faz com que o Jemg seja o mais profissional possível, permitindo que os alunos joguem e estudem com motivação”, disse Igor de Alvarenga.
Getúlio Vieira já competiu no Jemg e, hoje, atua como treinador (Gil Leonardi / Imprensa MG)
Esperança para o esporte mineiro
Vindo de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, Getúlio Jardim Vieira, professor há oito anos e trabalhando atualmente na Escola Estadual São João do Vaccaria, contou que já competiu no Jemg e percebe hoje como os jogos são valorizados.
“Para mim, estar aqui como treinador é muito especial porque já fui atleta, participei da competição nos anos de 2010 e 2011. E pude ver agora como os Jogos Escolares mudaram", afirmou.
"A infraestrutura, o apoio, principalmente do Governo de Minas, que está investindo na questão do esporte e promovendo a inclusão, que é uma coisa muito especial pra todos nós e muito necessária à população mineira", relatou Getúlio Jardim Vieira. | ||||
O professor é técnico de voleibol e badminton, e tem a missão de fazer com que os estudantes aproveitem cada dia mais os jogos. “Meus alunos estão encarando esta oportunidade com muita dedicação e felicidade. É muito gratificante estar aqui em Governador Valadares participando da competição”, ressaltou.
Apito inicial
Mais cedo, no mesmo dia, o vice-governador vistoriou as instalações da Escola Estadual Labor Club, onde deu o apito inicial para uma partida de vôlei. De acordo com ele os alunos estão motivados para disputar os campeonatos.
“Estamos no espírito olímpico e isso só aumenta a motivação dos alunos. Conversei com muitos hoje e eles, que estão se alimentando nas nossas escolas estaduais, se esforçam ainda mais para conseguir seus objetivos e se tornarem futuros medalhistas olímpicos”, pontuou Professor Mateus.
Calendário
Esta fase do Jemg reúne competições em 12 modalidades, incluindo badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, karatê, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
A primeira fase da etapa estadual (15 a 21/7) contou com 3,8 mil participantes em modalidades olímpicas e individuais.
Mascote
O primeiro mascote oficial do Jemg, escolhido por votação popular, foi revelado em 26/7. O desenho vencedor, um golden retriever criado pela estudante Júlia Dias Machado, da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba, foi inspirado em Akira, cadela de estimação da jovem.
A votação para escolher o nome do mascote foi entre os dias 17 e 30/7. As três opções eram Mineirim, Jemguito e Theo.
O nome vencedor foi anunciado nessa terça com a presença do vice-governador e de Júlia:Mineirim.
Jemg
Os Jogos Escolares de Minas Gerais, iniciativa da Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a SEE, são voltados a alunos de 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas do estado.
O Governo de Minas investiu cerca de R$ 19 milhões na edição de 2024, que registrou um número recorde de participantes, de 842 municípios mineiros e 2.297 escolas.
O evento visa não apenas promover o esporte escolar, mas também desenvolver habilidades e promover a cidadania entre os jovens estudantes-atletas de forma educativa e democrática.
Mín. 15° Máx. 28°