Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no judô, nesta sexta-feira, 2 de agosto, na categoria acima de 78kg, nas Olimpíadas de Paris. A brasileira bateu a Raz Hershko, de Israel, e garantiu a terceira medalha do judô no país nesta edição dos Jogos Olímpicos.
Após a conquista da primeira medalha de ouro do Brasil, nos Jogos de Paris 2024, Bia Souza dedicou a vitória a sua mãe.
"É inexplicável, é uma das melhores coisas do mundo. Deu certo, mãe, eu consegui. Foi pela vó. É para a vó mãe, amo vocês", declarou Bia Souza, em entrevista ao SporTV.
Com resultado, o Brasil garantiu a quinta medalha de ouro da história da modalidade. O judô conquistou 27 medalhas olímpicas e é o esporte mais bem-sucedido do país em termos de pódios, superando a vela e o atletismo, ambos com 19 medalhas. Além disso, o Brasil no judô está entre os 10 países que mais subiu ao pódio na história da modalidade na Olimpíada.
A brasileira, de 26 anos, que faz sua estreia nos jogos olímpicos e garantiu vitória com um waza-ari logo nos primeiros segundos de combate. Em seguida, Bia e a adversária receberam dois shidos cada. No entanto, o golpe inicial garantiu a atleta verde e amarela a medalha de ouro.
No caminho de Bia Souza até o pódio, a brasileira que é cabeça de chave, avançou nas oitavas de final da categoria +78kg ao vencer Izayana Marenco, da Nicarágua. A vitória veio de forma tranquila, logo aos 41 segundos, em um ippon. Em seguida, superou a coreana Kim Hayun, em um combate decidido no Golden Score. Na semifinal, a brasileira venceu a dona da casa por um ippon, no golden scor
Mín. 20° Máx. 27°