Belo Horizonte está na reta final dos preparativos para receber a Stock Car, a maior competição automobilística brasileira. O evento deve atrair mais de 30 mil turistas e injetar cerca de R$ 200 milhões na economia da cidade. Esta será a primeira vez que a capital mineira sedia a disputa esportiva. A etapa ocorrerá entre os dias 15 e 18 de agosto no entorno do Mineirão, na região da Pampulha.
Um levantamento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) indicou que, durante os cinco anos em que Belo Horizonte receberá o evento, a economia local poderá ter um impacto de até R$284,6 milhões. Além disso, a expectativa é de que a Stock Car gere um aumento de até 0,08% no Produto Interno Bruto (PIB) da capital mineira já no primeiro ano de realização.
"Nosso objetivo é alcançar uma taxa de ocupação em torno de 80%. A Stock Car é um evento importante para a nossa região, e estamos preparados para oferecer a melhor experiência possível aos nossos hóspedes, garantindo conforto e qualidade em todas as acomodações", revela o presidente da Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla), Alexandre Santos.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) também considera o evento uma oportunidade para atrair novos investimentos para a cidade. "O mundo do automobilismo é cercado de grandes empresas, muitas delas ainda desconhecem Belo Horizonte. Além disso, há um público com um ticket médio elevado, o que é muito bom para as redes de hotéis, bares, restaurantes e outros comércios", cita o presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva.
Segundo a organização, durante os quatro dias do evento, cerca de 60 mil pessoas devem comparecer à região do Mineirão. Os organizadores também projetam a transmissão do evento para 150 países. O empresário Sérgio Sette Câmara destaca que toda essa mobilização potencializa o setor de turismo da capital e atrai novos investimentos para a modalidade esportiva.
"Um circuito de rua tem um charme especial, principalmente em um lugar que é um cartão postal. Isso vai colocar a cidade em outro patamar e será um divisor de águas. É uma prova que será transmitida para muitos países, sem contar a quantidade de influenciadores digitais envolvidos", projeta Sette Câmara.
Mín. 18° Máx. 23°