O ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) Alexandre Kalil está de malas prontas para deixar o PSD e ingressar no Republicanos, às vésperas das eleições municipais deste ano. A decisão foi tomada após um jantar na noite de quinta-feira, 25 de julho, com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP).
Kalil já comunicou ao PSD sua saída. Ele era uma das principais lideranças do partido, comandado pelo ex-prefeito de São Paulo (SP), Gilberto Kassab.
Com a mudança, Kalil apoiará a candidatura do apresentador de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) à prefeitura de Belo Horizonte, que lidera nas pesquisas de intenção de voto.
Assim, Kalil deixará de apoiar o atual prefeito Fuad Noman (PSD), que foi seu vice, assumiu a prefeitura em 2022 e concorrerá à reeleição.
Ex-presidente do Atlético Mineiro (2008-2014), Alexandre Kalil foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 e reeleito em 2020. Em 2022, deixou o cargo para concorrer ao governo de Minas Gerais, mas foi derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo), que conquistou o segundo mandato.
A troca de partido está diretamente relacionada às pretensões políticas de Kalil. Ele deseja disputar novamente o governo do estado, mas vinha perdendo espaço no PSD, que está articulando a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), em 2026, possivelmente com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sem espaço no partido, Kalil decidiu migrar para o Republicanos, pelo qual deve concorrer à sucessão de Romeu Zema no governo estadual. "Kalil nos avisou hoje pela manhã que fez a opção pelo Republicanos, que garantiu a ele uma candidatura ao governo de Minas em 2026", confirmou o deputado federal Cássio Soares, presidente do diretório estadual do PSD-MG, em entrevista ao jornal O Globo.
Mín. 20° Máx. 27°