A sétima etapa do calendário anual da Stock Car Pro Series, em Belo Horizonte, está confirmada. O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) negou o pedido de liminar proposto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que pedia a suspensão imediata dos preparativos para a corrida, programada para ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto, em um circuito de rua montado nos arredores do estádio Mineirão.
Na decisão, o desembargador Lincoln Rodrigues de Faria afirmou que as empresas organizadoras do BH Stock Festival obtiveram do Poder Executivo Municipal a autorização para a realização do evento, estando ainda em andamento as tratativas para a concessão da licença. Na fundamentação da decisão, o magistrado destacou a proximidade da data do evento, que acontece daqui 15 dias, e que, tendo em vista o impacto financeiro que um possível cancelamento da corrida poderia causar, "não cabe ao Poder Judiciário tomar decisões que diretamente ou indiretamente tornam inviável a realização do evento".
Vale ressaltar que esta decisão do TRF-6 confirma o resultado desfavorável à UFMG já obtido na primeira instância. A universidade havia recorrido da decisão inicial, mas o recurso foi negado, consolidando assim mais uma derrota judicial na tentativa de impedir a realização do evento.
Preparação do circuito
A montagem do circuito de rua, que terá aproximadamente 3.200 metros de extensão, está em fase avançada. Quem trafega no entorno do Mineirão já pode vivenciar a experiência de estar em uma pista de corrida. Estão sendo utilizados 1.800 blocos de concreto, cada um pesando cerca de 3.500 kg, além de 17.000 m² de telas, 3.600 colunas de sustentação e 48.000 metros de cabos de aço.
Para aumentar a segurança, barreiras de pneus reciclados estão sendo posicionadas nos pontos mais críticos da pista. Ao todo, serão utilizados 6.500 pneus, amarrados em colunas de cinco unidades.
Mín. 18° Máx. 23°