Muitos brasileiros aproveitam o dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, 30 de maio, para viajar ou descansar. O que poucos sabem é que essa data não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Isso significa que, na maioria das cidades, os empregadores não são obrigados a liberar os funcionários, e cada empresa decide se vai ou não paralisar os serviços por um dia.
A situação é diferente em cidades que aprovaram leis tornando Corpus Christi um feriado municipal. Para a alegria de quem se programa todo ano para tirar o dia de folga, muitos municípios optaram por isso. É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES).
Corpus Christi significa, em latim, "corpo de Cristo". É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".
A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. Ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada "Transiturus", instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.
Em Portugal, o dia é chamado também de Corpo de Deus e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas, tradição que também ocorre em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais, criando um espetáculo visual que atrai muitos fiéis e turistas.
Mín. 20° Máx. 26°