Em uma vistoria conduzida pela Polícia Civil, nesta quinta-feira, 23 de maio, foram retirados 38 animais mortos em uma unidade da Cobasi em Porto Alegre. A loja de dois andares, localizada no subsolo de um shopping do bairro Praia de Belas, alagou com as chuvas e a alta do nível Guaíba no dia 17 de maio.
A investigação também sinalizou que, antes da cheia, equipamentos eletrônicos usados no caixa foram levados ao mezanino (que não alagou), possivelmente para não estragar, já que a água invadiu o subsolo, onde ficaram os animais.
"Eles foram retirados como precaução e levados ao mezanino, tendo ficado intactos. Esses materiais, CPUs, ficaram intactos no andar de cima. O que denota que a loja teve uma preocupação em subir esses objetos", diz a delegada Samieh Saleh.
Do local foram retiradas carcaças de roedores, aves e peixes. Os animais foram localizados boiando no setor onde ficavam à venda. Muitos pássaros foram encontrados boiando, e outros mortos dentro das gaiolas.
O número de animais mortos pode ser ainda maior, de acordo com Samieh, titular da Delegacia do Meio Ambiente.
"Conseguimos retirar 38 carcaças de animais. A gente acredita que tem muito mais. Mas, por exemplo, os peixes, que são bem pequenos, esses aí vão ser quase impossíveis de localizar. E a loja é bem grande, o subsolo é bem grande, então a gente focou onde eles ficam expostos", revela.
Mín. 20° Máx. 26°