Uma nova audiência pública está agendada na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir o estudo técnico que aponta os prejuízos da realização da prova da Stock Car nas imediações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta terça-feira, 16 de abril.
A audiência, marcada para às 9h30, é uma iniciativa da presidente da Comissão, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). O relatório elaborado pelos parlamentares conclui que a realização da Stock Car nas proximidades da UFMG comprometerá atividades fundamentais, especialmente as pesquisas científicas realizadas no local.
O acordo firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a empresa organizadora da competição prevê a realização da corrida na capital mineira por cinco anos consecutivos. No entanto, para viabilizar o evento, intervenções seriam necessárias nos arredores do Mineirão, incluindo a derrubada de mais de 60 árvores saudáveis.
A UFMG também se posicionou contra a realização do evento na região da Pampulha, alegando que sofrerá impactos significativos, especialmente para os animais do Hospital Veterinário, devido ao barulho, e para o acesso ao campus.
Os parlamentares, após realizarem uma visita técnica à UFMG, constataram que a realização da Stock Car pode acarretar danos "irreparáveis e irremediáveis" ao local, prejudicando pesquisas, avanços científicos e o funcionamento de atividades pedagógicas e esportivas.
O relatório destaca que o Biotério Central, onde são realizadas importantes pesquisas científicas, seria especialmente afetado, já que o barulho da corrida pode sensibilizar os roedores usados nos estudos, prejudicando os resultados das pesquisas.
Além disso, o Hospital Universitário, o Centro Esportivo Universitário e a Estação Ecológica também seriam impactados negativamente, comprometendo o bem-estar dos animais e o acesso da comunidade aos espaços.
Diante dos impactos apontados, a Comissão de Educação recomenda a alteração do local do evento para minimizar os danos causados à UFMG e às suas atividades.
Mín. 18° Máx. 29°