17°C 29°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Audiência Pública debate mudança de local da StockCar nesta terça-feira

Segundo o relatório feito pelos parlamentares, o evento não pode ser realizado nas imediações da UFMG pois poderá causar diversos impactos negativos

16/04/2024 às 09h22 Atualizada em 16/04/2024 às 09h30
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução/ internet
Reprodução/ internet

Uma nova audiência pública está agendada na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir o estudo técnico que aponta os prejuízos da realização da prova da Stock Car nas imediações da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta terça-feira, 16 de abril. 

A audiência, marcada para às 9h30, é uma iniciativa da presidente da Comissão, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). O relatório elaborado pelos parlamentares conclui que a realização da Stock Car nas proximidades da UFMG comprometerá atividades fundamentais, especialmente as pesquisas científicas realizadas no local.

O acordo firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a empresa organizadora da competição prevê a realização da corrida na capital mineira por cinco anos consecutivos. No entanto, para viabilizar o evento, intervenções seriam necessárias nos arredores do Mineirão, incluindo a derrubada de mais de 60 árvores saudáveis.

A UFMG também se posicionou contra a realização do evento na região da Pampulha, alegando que sofrerá impactos significativos, especialmente para os animais do Hospital Veterinário, devido ao barulho, e para o acesso ao campus.

Os parlamentares, após realizarem uma visita técnica à UFMG, constataram que a realização da Stock Car pode acarretar danos "irreparáveis e irremediáveis" ao local, prejudicando pesquisas, avanços científicos e o funcionamento de atividades pedagógicas e esportivas.

O relatório destaca que o Biotério Central, onde são realizadas importantes pesquisas científicas, seria especialmente afetado, já que o barulho da corrida pode sensibilizar os roedores usados nos estudos, prejudicando os resultados das pesquisas.

Além disso, o Hospital Universitário, o Centro Esportivo Universitário e a Estação Ecológica também seriam impactados negativamente, comprometendo o bem-estar dos animais e o acesso da comunidade aos espaços.

Diante dos impactos apontados, a Comissão de Educação recomenda a alteração do local do evento para minimizar os danos causados à UFMG e às suas atividades.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários