17°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Deolane Bezerra é presa em operação contra lavagem de dinheiro ligada ao PCC

Investigação aponta movimentações financeiras suspeitas, bloqueio milionário de bens e ligação com esquema atribuído à facção criminosa

21/05/2026 às 10h47
Por: Vitória Carneiro
Compartilhe:
Reprodução: Redes sociais
Reprodução: Redes sociais

A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra foi presa na manhã desta quinta-feira (21) durante uma operação do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil contra um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Batizada de Operação Vérnix, a ação cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em diferentes endereços ligados aos investigados.

Deolane foi localizada em Alphaville, na Grande São Paulo.

Segundo as investigações, o esquema utilizava empresas, movimentações financeiras e patrimônio de alto valor para ocultar recursos supostamente provenientes do crime organizado.

A investigação também cita transferências consideradas suspeitas envolvendo a influenciadora entre os anos de 2018 e 2021.

Além de Deolane, a operação mira pessoas apontadas como operadores financeiros da facção criminosa e parentes de Marco Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC, que já está preso.

Ao todo, a Justiça determinou seis prisões preventivas, bloqueio de mais de R$ 327 milhões, apreensão de 17 veículos de luxo e restrições sobre quatro imóveis.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em 2019 após a apreensão de bilhetes e manuscritos dentro da Penitenciária II de Presidente Venceslau, no interior paulista.

A partir desse material, os investigadores passaram a identificar movimentações financeiras consideradas incompatíveis com as atividades declaradas pelos envolvidos.

Durante as apurações, também foram identificadas empresas apontadas como possíveis instrumentos de lavagem de dinheiro do crime organizado.

De acordo com os investigadores, três alvos da operação estão fora do Brasil, em países como Itália, Espanha e Bolívia, e tiveram inclusão solicitada na lista vermelha da Interpol.

Até a última atualização da ocorrência, a defesa de Deolane Bezerra não havia se manifestado oficialmente sobre a prisão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.