
O Senado Federal rejeitou, nesta quarta-feira (29), a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF). O placar foi de 42 votos contrários e 34 favoráveis.
Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) havia aprovado o nome indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta com a saída do ministro Luís Roberto Barroso.
Após a sabatina e o aval da comissão, a indicação seguiu para votação no plenário, etapa decisiva do processo. No entanto, apesar da articulação do governo, o candidato não obteve apoio suficiente entre os senadores.
A sessão foi marcada por divergências entre base governista e oposição. Enquanto aliados destacaram a trajetória do indicado, parlamentares contrários levantaram críticas durante o debate.
Com a rejeição, a vaga no Supremo permanece aberta. Caberá ao presidente da República indicar um novo nome, que deverá passar novamente por sabatina na comissão e votação no plenário do Senado.
Mín. 17° Máx. 28°