17°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Foragido da Justiça mineira é preso na Espanha com apoio de forças policiais brasileiras

Ação conjunta envolveu cooperação internacional e cumprimento de alerta da Interpol

15/04/2026 às 10h12
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Um brasileiro foragido da Justiça de Minas Gerais foi localizado e preso na cidade de Valência, na Espanha, em uma operação conjunta que envolveu a Polícia Federal, a Polícia Militar de Minas Gerais e o Centro de Cooperação Policial Internacional.

A prisão ocorreu nesta terça-feira (14/4) e foi executada por autoridades espanholas, com participação da polícia local e da Guarda Civil, após a inclusão do suspeito na lista de Difusão Vermelha da INTERPOL (mecanismo que permite a localização e captura de foragidos em diversos países).

De acordo com as autoridades, o homem era procurado pela Justiça Federal de Minas Gerais pelo crime de furto qualificado mediante abuso de confiança. A ordem de captura internacional foi emitida a pedido do Brasil, o que possibilitou a atuação coordenada entre os países.

A operação contou ainda com o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), estrutura que integra forças de segurança brasileiras e representantes de diferentes nações para facilitar ações conjuntas e troca de informações.

Após a prisão, o suspeito permanece detido na Espanha, à disposição da Justiça local, enquanto aguarda os trâmites legais para o processo de extradição ao Brasil.

O CCPI, responsável por articular esse tipo de cooperação, reúne instituições como a Polícia Federal, a Secretaria Nacional de Políticas Penais e representantes policiais de países da América do Sul e da Europa, incluindo a própria Espanha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.