18°C 28°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Governo prepara sistema nacional para bloquear celulares roubados

A Integração com operadoras deve dificultar uso e revenda

01/04/2026 às 11h14
Por: Suylan Rikelme
Compartilhe:
Divulgação: Redes Sociais
Divulgação: Redes Sociais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está desenvolvendo uma Base Nacional de Celulares Roubados ou Furtados, com o objetivo de tornar mais rápido e eficiente o bloqueio de aparelhos em todo o Brasil.

A nova ferramenta funcionará como um banco de dados integrado, permitindo que, no momento do registro do boletim de ocorrência, o sistema identifique automaticamente o aparelho e impeça seu funcionamento em redes e serviços.

Além disso, a medida também busca dificultar o acesso a dados pessoais e contas vinculadas aos dispositivos, aumentando a segurança das vítimas.

O projeto prevê a integração entre operadoras de telefonia, órgãos de segurança pública e plataformas digitais, o que deve ampliar a capacidade de resposta das autoridades no combate a esse tipo de crime.

Com isso, a expectativa é reduzir o valor de revenda de celulares roubados, tornando a prática menos atrativa para criminosos.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à proteção do cidadão e ao fortalecimento da segurança digital no país.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.