
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu 23 aves da fauna silvestre mantidas irregularmente em cativeiro durante uma operação realizada nesta quinta-feira (5), em Belo Horizonte. A ação resultou na responsabilização de três homens suspeitos de manter animais silvestres sem autorização, prática considerada crime ambiental.
Segundo a Policia Civil, policiais da Delegacia Especializada de Crimes contra a Fauna identificaram gaiolas com aves silvestres nativas em diferentes endereços da capital durante levantamentos de rotina. Após a constatação inicial, foram solicitados mandados judiciais de busca e apreensão, posteriormente cumpridos pelas equipes policiais.
Ao todo, quatro mandados foram executados no âmbito da operação “Aves Livres”, que chegou à sua quarta edição. A iniciativa é coordenada pelo Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA).
De acordo com o delegado Pedro Ribeiro de Oliveira Sousa, responsável pela investigação, a operação tem como objetivo combater a manutenção irregular de aves em estabelecimentos comerciais e residências.
“A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na operação Aves Livres, que está em sua quarta edição. A ação ocorre de forma constante e regular para combater a manutenção irregular de aves em estabelecimentos comerciais e residências na cidade de Belo Horizonte”, afirmou o delegado.
As aves apreendidas foram encaminhadas para avaliação de órgãos ambientais responsáveis, que irão definir os procedimentos para reabilitação e possível reintegração dos animais à natureza.
Mín. 19° Máx. 28°