
O Restaurante Popular Herbert de Souza, no Centro de Belo Horizonte, irá reabrir ao público na próxima segunda-feira (23), após a conclusão de parte das obras de reforma iniciadas em 2025. A unidade, localizada nas imediações da rodoviária, volta a funcionar com oferta diária de quase 2 mil refeições, entre café da manhã, almoço e jantar mais de mil delas destinadas a pessoas em situação de rua.
Criado há 31 anos, o Herbert de Souza foi o primeiro restaurante popular implantado na capital e, desde então, se tornou uma das principais referências da política municipal de segurança alimentar. Atualmente, mais de 500 mil refeições são servidas por ano no local.
A reforma, iniciada em 2 de junho de 2025, recebeu investimento de R$ 3,3 milhões com recursos do próprio município. As intervenções já concluídas permitiram a reabertura da unidade, com melhorias principalmente nas áreas da cozinha e do refeitório. As obras continuam nas áreas externas e em espaços administrativos e operacionais, sem impacto direto no atendimento ao público.
Também na próxima segunda-feira (23), o Restaurante Popular Josué de Castro, na região hospitalar, passa a atender exclusivamente pessoas em situação de rua, em função do início das obras de reforma da unidade. Durante esse período, será mantida a distribuição de marmitex, com cerca de 780 refeições por dia, limitadas a uma unidade por pessoa.
O funcionamento ocorrerá em horários específicos:
- Café da manhã: 7h às 8h
- Almoço: 11h às 13h
- Jantar: 17h às 18h
Enquanto durarem as intervenções, o público em geral será direcionado para o atendimento no Herbert de Souza.
Rede de restaurantes populares
As reformas fazem parte de um conjunto de intervenções nas quatro unidades de restaurantes populares da capital. A situação atual é:
- Herbert de Souza (Centro/Rodoviária): fase final de obras
- Josué de Castro (Região Hospitalar): em reforma
- Maria Regina Nabuco (Venda Nova): em reforma
- Dom Mauro Bastos (Barreiro): obras concluídas
Mín. 19° Máx. 27°