
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte divulgou um balanço parcial da segurança durante o Carnaval 2026 na capital mineira. Segundo o comandante Júlio César de Freitas, os números mostram queda em crimes como furto e agressões, e nenhum registro de importunação sexual até o momento.
De acordo com os dados, os casos de vias de fato e lesão corporal caíram 50% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de furtos também teve redução de 50%, segundo a corporação.
Outro destaque foi a redução de 100% nos casos de importunação sexual, reforçando o esforço da Guarda para garantir a segurança das pessoas durante a folia.
Até agora, foram realizadas mais de 15 mil abordagens preventivas, com orientações aos foliões sobre cuidados com pertences como celulares e bolsas, visando à prevenção de crimes.
O balanço também registrou 18 conduções à autoridade policial, principalmente por atritos verbais e vias de fato que poderiam colocar terceiros em risco.
O trabalho da corporação segue ao longo de toda a folia, incluindo a Quarta-Feira de Cinzas, com um efetivo de cerca de 2.500 agentes nas ruas de Belo Horizonte, garantindo a segurança de foliões e moradores.
Mín. 17° Máx. 28°