
Diversos tipos sanguíneos estão com seu estoque em nível crítico no Complexo Hospitalar de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que depende do aumento de doações para atender a alta demanda deste início de ano.
Referência no atendimento de casos de alta complexidade, tanto no seu Pronto-Socorro, como na Maternidade Juventina Paula de Jesus, que abrangem o público de cidades como Ibirité, Sarzedo, Esmeraldas e Ribeirão das Neves, o hospital está realizando uma média de 1.000 transfusões por mês.
De acordo com a médica hematologista, Dra. Andrommeda Moreira, de 39 anos, só até essa terça-feira (13), foram 466 transfusões de sangue realizadas desde o início do ano. Uma média de 35 por dia.
A alta demanda vem da sala vermelha, do CTI e da maternidade que é referência em partos de alto risco, chegando a ter 4 demandas por bolsas de sangue ao mesmo tempo para gestantes e puérperas.
Para um efeito comparativo, nossa reportagem questionou a hematologista como seria o estoque ideal para o pleno funcionamento da unidade, e foi surpreendida pela resposta.
Segundo ela, o estoque ideal para o tipo sanguíneo O+ é de 30 bolsas de sangue. Nesta terça (13), estava com apenas 12 disponíveis.
"Todos os tipos sanguíneos negativos estão em estado crítico, estamos operando com apenas 21% da nossa capacidade e o fluxo não para.", afirmou para o repórter Natanael Jonathas.
Ela ainda fez questão de reforçar a importância não só da doação de sangue, mas, também de plaquetas.
"A cada doação, você consegue tirar uma plaqueta, um plasma e um crio precipitado. Esse último é rico em fibrinogênio, que é essencial para gestantes e puérperas que passam por gravidez de alto risco", explicou.
Neste período de férias, a fundação Hemominas também está em estado de alerta. Devido ao recesso, as doações tiveram uma grande queda, as vésperas do maior feriado brasileiro, o Carnaval.
Nesse momento, os tipos sanguíneos 0+, 0-, A- e B- estão em estado crítico. Já os A+, B+ e AB-, em estado de alerta. Estável apenas o tipo AB+.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, para se ter uma idea da situação, seria cerca de 14 pessoas para cada mil habitantes.
Um número pequeno, que neste período reduziu ainda mais. Por isso, cada doação importa.
Para realizar a sua, basta procura a unidade do Hemominas mais próxima de sua casa e direcionar as doações para o Complexo Hospitalar de Contagem. O procedimento é rápido, seguro e pode salvar até 4 vidas.
O agendamento deve ser realizado pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG APP.
Mín. 17° Máx. 28°