
Moradores de Belo Horizonte e Contagem já podem participar da consulta pública que irá subsidiar o diagnóstico da Bacia Hidrográfica e da Lagoa da Pampulha. A iniciativa, conduzida pelo Governo de Minas em parceria com a Copasa e as prefeituras das duas cidades, busca ampliar a participação social em um novo ciclo de planejamento para revitalização e segurança hídrica da região.
Além da consulta on-line, disponível até 19 de dezembro por meio de formulário eletrônico, será realizada uma audiência pública presencial nesta quarta-feira (3/12), das 14h às 17h, no Céu das Artes – Unidade Ressaca, em Contagem. As inscrições podem ser feitas previamente por link disponibilizado pelos organizadores.
O processo participativo integra o Convênio de Cooperação firmado entre diversos órgãos do Estado e conduzido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), que estabeleceu diretrizes de transparência, governança e corresponsabilidade na gestão da bacia. A iniciativa reúne representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Infraestrutura (Seinfra-MG) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), além da Copasa, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Arsae-MG e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Agência RMBH).
O diagnóstico da Bacia Hidrográfica e da Lagoa da Pampulha representa uma das etapas estruturantes do planejamento. Com a participação de moradores, o governo pretende captar sugestões, percepções e demandas que possam orientar intervenções futuras em um dos principais cartões-postais da capital mineira.
Mín. 20° Máx. 35°