A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (14), uma série de mandados de prisão e busca e apreensão em operação que investiga um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas. Entre os presos está o influencer Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, que acumula mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais.
Ao todo, a operação, chamada Narco Bet, mobilizou autoridades em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 11 ordens de prisão e 19 mandados de busca e apreensão. Veículos importados, joias, dinheiro em espécie e outros bens de alto valor foram apreendidos. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 630 milhões.
As investigações apontam que o dinheiro movimentado pelo grupo criminoso poderia ter sido direcionado para plataformas de apostas eletrônicas, as chamadas “bets”, além de transações em criptomoedas e remessas ao exterior, estratégias utilizadas para ocultar a origem ilícita dos recursos. A operação é considerada um desdobramento da Narco Vela, que mirou o tráfico de drogas por via marítima no litoral brasileiro.
Outro empresário envolvido, Rodrigo Morgado, conhecido por casos polêmicos envolvendo rifas de veículos, também foi preso. A ação contou com cooperação internacional, incluindo a Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), que executou medidas cautelares contra um dos investigados que estava em território alemão.
A PF informou que os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa com indícios de atuação transnacional. Até o momento, a defesa de Buzeira não foi localizada para comentar as prisões.
Mín. 19° Máx. 32°