A 1ª edição do FENAR Brasil – Festival Nacional de Arte de Rua em Santa Luzia, junto à Expo Primavera, entra em sua reta final, oferecendo aos moradores e visitantes uma série de atrações culturais gratuitas até sábado, 11 de outubro. Ao longo de oito dias, o evento reuniu cerca de 100 artistas em mais de 25 apresentações, incluindo música, dança, circo, grafite ao vivo, poesia e exposições fotográficas, em diferentes pontos da cidade.
Viabilizado com patrocínio da Cimento Nacional por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Santa Luzia, o festival teve início em 4 de outubro com a tradicional Cavalgada e a abertura da exposição “FACES”, da fotógrafa Renata Ataíde, na Praça da Estação. Ao longo da semana, o público pôde acompanhar bate-papos performáticos, rodas de conversa sobre patrimônio histórico e cultura afro-brasileira, reforçando o caráter plural do evento.
Nesta sexta-feira, 10 de outubro, a programação começa às 15h30, na Praça da Juventude, com o espetáculo de dança “(in)tenções”, da Cia. de Dança Palácio das Artes, grupo referência nacional fundado em 1971. À noite, o Palco Luzia, na Rua Direita, recebe o Grupo Pode Crê, formado por músicos de Santa Luzia e Belo Horizonte, seguido pelo show de Mumuzinho, indicado ao Latin GRAMMY®, com repertório de samba contemporâneo que inclui sucessos como “Fulminante” e “Eu Mereço Ser Feliz”.
O encerramento, no sábado, 11 de outubro, ocorre em dois locais: ao meio-dia, na Praça da Frimisa, o Sabadou na Frimisa recebe Ana Giovannini, Joimar Santos e Ilton Mourão em apresentações de música brasileira com voz e violão. À noite, o Palco Luzia recebe artistas locais como a banda Mother Foca, comemorando 10 anos de punk rock, Balu Músico, ligado às tradições do samba, e a Banda MP-6, que encerra o festival com energia e diversidade musical.
Com uma programação que mistura talentos locais e nacionais, o FENAR e a Expo Primavera consolidam-se como um espaço de celebração artística e cultural em Santa Luzia, aproximando a população de manifestações de diferentes linguagens artísticas e promovendo reflexão, entretenimento e pertencimento comunitário.
O evento é gratuito e segue até sábado, 11 de outubro. Mais informações e a programação completa estão disponíveis nas redes sociais do festival, pelo perfil @fenarbrasil.
Mín. 17° Máx. 30°