A EPR Via Mineira, responsável pela concessão do trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, anunciou nesta quinta-feira (9) a duplicação do segmento de Congonhas, do km 602 ao km 612, com previsão de início das obras em março de 2026. O trecho foi identificado como ponto crítico devido à alta incidência de acidentes, e a conclusão das obras deve ocorrer pouco mais de um ano após o início.
O anúncio foi feito durante um evento de prestação de contas realizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre as melhorias previstas para o primeiro ano de concessão estão a implantação de sistemas de pesagem em movimento (HS-WIM), a construção de um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros em Carandaí, a instalação de uma nova delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Nova Lima e a ampliação do dispositivo de Olhos D’Água, em Belo Horizonte. A partir de novembro, a PRF terá acesso às câmeras instaladas ao longo da rodovia para monitoramento.
Segundo o diretor executivo da EPR Via Mineira, Eric Almeida, o contrato prevê a duplicação completa do trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora nos próximos sete anos, com conclusão prevista para 2031. “Temos previsto em contrato, nos sete primeiros anos de concessão, a duplicação de todo o trecho. Mas hoje celebramos as entregas realizadas nesse primeiro ano”, afirmou o executivo.
A concessionária divulgou que, desde o início da gestão, foram restauradas 66 pontes e viadutos, adicionadas 267 câmeras e oito radares ao Centro de Controle Operacional, além de investimentos de R$ 348 milhões em obras de recuperação e ampliação da capacidade da rodovia. O trecho administrado pela EPR possui 232 quilômetros, e a previsão de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão é de R$ 8,6 bilhões.
Atualmente, a BR-040 em Minas Gerais está dividida em três trechos sob gestão de concessionárias privadas: a EPR Via Mineira, a Via Cristais — que administra o percurso entre Belo Horizonte e Cristalina (GO) com 594,8 km — e a Elovias, do Consórcio Nova Estrada Real, responsável pelo trecho de 218,9 km entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro, incluindo a BR-495. As concessões buscam modernizar a rodovia e aumentar a segurança viária, além de ampliar a infraestrutura de apoio a motoristas e transportadores.
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