Belo Horizonte terá, a partir de janeiro de 2026, um novo ponto de embarque no metrô da cidade. A estação Novo Eldorado, anunciada nesta terça-feira (7) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), será a 20ª da Linha 1 e deve atender cerca de 7 mil usuários diariamente, segundo estimativas iniciais. A inauguração marcará a primeira ampliação do sistema em mais de duas décadas, desde a abertura da estação Vilarinho, em 2002.
As obras da estação Novo Eldorado estão avançadas e já ultrapassam 85% de execução. O novo ponto final da Linha 1 adicionará 1,7 quilômetro ao sistema metroviário da capital. Segundo o governador, a maior parte da obra será concluída pela próxima gestão, mas ele destacou a importância do projeto para o transporte público da região metropolitana.
Atualmente, nove estações da Linha 1 passam por reformas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A expectativa é que a revitalização completa da linha seja finalizada ainda em 2026, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
Além disso, as obras da Linha 2 seguem em andamento, com previsão de conclusão em 2028. A nova linha terá 10,5 quilômetros de extensão e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A Linha 2 vai conectar o metrô a importantes vias da capital, como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, passando por áreas com hospitais, escolas, faculdades, indústrias, polos comerciais e shoppings.
Estima-se que a Linha 2 transportará, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia, ampliando a cobertura do sistema e oferecendo novas opções de mobilidade para os moradores da região metropolitana de Belo Horizonte.
Mín. 20° Máx. 33°