17°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

PF realiza apreensão de equipamentos ligados a crimes de abuso infantil em Minas Gerais

Investigação em Serra do Salitre envolve computadores e celular de suspeito; material passará por perícia técnica

01/10/2025 às 14h00
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (1º/10), um mandado de busca e apreensão em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, relacionado a um suspeito de armazenar e compartilhar conteúdos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos de informática e um aparelho celular, que agora serão analisados pela perícia técnica.

Segundo a PF, a investigação teve início a partir de fatos registrados nas cidades de Ibiá e Araxá, também no Triângulo Mineiro. A análise dos materiais apreendidos buscará confirmar o envolvimento do suspeito em outros crimes, identificar a participação de terceiros e esclarecer todas as circunstâncias sob investigação. Em caso de condenação, a pena pode chegar a 10 anos de reclusão.

Em comunicado, a Polícia Federal reforçou a importância de que pais e responsáveis acompanhem a utilização da internet por crianças e adolescentes, orientando-os sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos. Mudanças de comportamento, como isolamento ou segredo em relação ao uso de celulares e computadores, podem indicar situações de risco, segundo a corporação.

A PF também destacou que é essencial ensinar crianças e jovens a identificar contatos inadequados e a buscar ajuda sempre que necessário. A instituição enfatiza que a prevenção, aliada à informação, continua sendo a principal ferramenta para proteger menores de riscos de abuso e exploração sexual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.