O Congresso Nacional aparece como a instituição com menor índice de confiança entre os brasileiros, de acordo com pesquisa Genial Quaest divulgada nesta segunda-feira (8). Segundo os dados, 52% dos entrevistados afirmaram não confiar no trabalho de deputados e senadores, enquanto 45% disseram confiar. Outros 3% não souberam responder.
O estudo também avaliou a percepção da população em relação a outras instâncias de poder. O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou um cenário mais equilibrado: 50% dos entrevistados declararam confiar na Corte, contra 47% que disseram não confiar. Outros 3% não opinaram.
Já a Presidência da República obteve o maior índice de confiança entre os três poderes avaliados. O levantamento mostra que 54% afirmam confiar no Executivo federal, enquanto 44% expressaram desconfiança. Outros 2% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto, em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança dos resultados é de 95%.
Mín. 16° Máx. 26°