O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (28) que sua visita a Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na sexta-feira (29), marcará o anúncio da expansão do metrô no município com a construção de duas novas estações: Parque São João e Beatriz. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão, com extensão de 3,6 quilômetros a partir da estação Novo Eldorado, atualmente em obras.
Segundo Lula, o projeto integra prioridades da gestão da prefeita Marília Campos (PT) e visa ampliar a mobilidade urbana na região. Atualmente, a Linha 1 do metrô possui 28,1 km e 19 estações, ligando o Vilarinho, em Venda Nova, até o Eldorado, no início de Contagem. A expansão até o terminal Novo Eldorado está prevista para ser concluída em 2026, e a continuidade até o Viaduto Beatriz foi solicitada pelo governo de Minas em maio deste ano.
Além do metrô, a agenda em Contagem incluirá anúncios de projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025 nas áreas de Mobilidade Urbana Sustentável e Renovação de Frota, assim como visita às obras do corredor da Avenida Maracanã. Em sua última passagem pela cidade, em 2024, Lula já havia autorizado recursos para a construção de uma avenida de 4,5 km, com ciclovia, viaduto, cinco pontes, duas galerias e um canal de 3,5 km para contenção de enchentes, beneficiando mais de 220 mil moradores.
O presidente também destacou investimentos em urbanização e saúde. Contagem recebeu R$ 133 milhões para urbanizar e regularizar bairros, além de reforço na Estratégia de Saúde da Família com 46 novas equipes, chegando a 186. Serão inauguradas duas Unidades Básicas de Saúde e retomadas obras em três UBSs paradas e em um Centro de Atenção Psicossocial.
Mín. 16° Máx. 29°